Global Corp

Consultoria em Gestão

Contagem de estoques

Os estoques estão intimamente ligados às principais áreas de operação de uma empresa envolvendo problemas de administração, controle, contabilização e avaliação.

Nas empresas comerciais o estoque representa um dos ativos mais importantes do capital circulante. Podemos dizer que ele é perpetuo, pois, geralmente, o valor do estoque é constante e sua contagem é essencial para uma apuração adequada do lucro liquido do exercício. Um aspecto relevante dos estoques, refere-se a uma correta determinação das quantidades existentes, principalmente na data em que é fechado balanço.

A apuração quantitativa depende de controles analíticos adequados, mantidos em dia e agregados a um bom sistema de controle interno, muito importante para controles contábeis e gerenciais. Quanto menos eficaz for o sistema de controle interno mais importante será a execução do inventário físico na data dos balancetes, ultimo dia útil de cada mês.

Empresas que possuem bons controles internos analíticos de estoque podem adotar sistema de contagem rotativa, Isto é, contagem feita durante o exercício, lembrando que para a correta apuração do resultado do exercício a contagem em 31 de dezembro de cada ano se torna imprescindível.

Após a implantação desse controle e com o sistema bem organizado, pode-se fazer a contagem por um sistema de rodízio, procurando a cobertura dos itens mais importantes.

O inventario físico representa um procedimento de controle que visa apurar as responsabilidades das pessoas que custodiam os bens da empresa. É recomendável que os participantes da contagem não sejam as pessoas responsáveis pela custodia dos estoques.

Cabe também destacar que as instruções por escrito e treinamentos adequados do pessoal envolvido, são pré-requisitos para que o inventário físico seja bem sucedido.

O primeiro passo é inventariar os bens de estoque, depois confrontar os itens inventariados com os controles internos: evidentemente que as diferenças anormais, entre a contagem física e os constantes dos controles, deverão ser analisadas e investigadas.


Importante ficar bem definidos os seguintes pontos:

Locais a serem inventariados;

Dia e horário;

Pessoal de contagem;

Também ser observado a movimentação no dia da contagem;

Corte das operações.

 

Para fazer uma contagem com segurança, precisa estar claro o que se deve realizar; o modelo de relatório a ser preenchido deve ser o mais simples possível, devendo conter as seguintes informações:

• Código interno do produto:

• Descrição do produto:

• Quantidade encontrada:

• Data de validade do produto: item importante a ser observado e informado.